Praça Tiradentes Ouro Preto/ MG, ponto de partida da nossa aventura pela cidade.
Na euforia da chegada, depois de 11 horas de viagem a primeira coordenada: Praça Tiradentes.
Começamos por nada a mais nada a menos, que pelo marco da Inconfidência Mineira, um dos símbolos mineiros de maior repercussão
No local onde foi exposta a cabeça de Tiradentes e que na época ficava o Pelourinho, pilar que marcava o reconhecimento de que o local era uma vila, foi erguida uma estátua em sua homenagem, e em frente a ela há o Museu da Inconfidência.
Esta região é praticamente o centro da cidade, é um local onde varias rua, que mais parecem becos, calçadas em paralelepípedo se encontram. Dali se desce para qualquer ponto da cidade, sim a praça fica no alto de um morro, o que não é difícil de encontrar em Ouro Preto.
Enquanto íamos ladeira à cima, passávamos por casarões antigos de diversas cores que tinham mulatas em suas janelas e nos remetiam a um passado que naquele momento parecia muito presente, o que nos lembrava que estávamos no século XXI era o aglomerado de pessoas e veículos que desciam e subiam a ladeira num transito caótico e frenético.
Definitivamente Ouro Preto atenderia as expectativas daqueles que buscavam cultura e conhecimento, a cada esquina uma igreja, cada prédio um museu, a cada passo uma história...
Pobres daqueles que se trancaram no seu mundo e não voltaram mais ricos, não ricos de ouro, mas de cultura, porque a maior riqueza daquele lugar não esta nos seus minérios, mas na valorização da história.
Giseli Cardoso
